O objectivo geral deste projecto é criar um modelo de intervenção social replicável que permita promover a sensibilização e mudança comportamental dos alunos de uma comunidade escolar relativamente às deslocações de casa para a escola e vice-versa.
De forma genérica, pretende-se proporcionar aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico maior autonomia relativamente às suas famílias para se deslocarem de casa para a escola, dotando-os e sensibilizando os com as seguintes noções:

 Orientação em espaço público;

 Segurança rodoviária;

 Cidadania, utilização e respeito do espaço público;

 Sustentabilidade;

 Saúde.

De forma específica, pretende-se:

1. Desenvolver novas capacidades e desempenhos junto de grupos de cidadãos (nomeadamente alunos, professores, reformados, …), organizações (escolas, autarquias, polícia de segurança pública, direcções regionais de educação, bombeiros, associações desportivas e culturais, centros de saúde, etc.) e tecido empresarial, promovendo uma atitude de participação construtiva no espaço público.

2. Incentivar novas políticas a nível municipal que contribuam para uma melhor acessibilidade das crianças às escolas em condições de equidade e segurança, aumentando a coesão social assente nos valores de inclusão, nomeadamente ao nível da atenção particular que deverá ser dada ao conforto e segurança dos percursos escolares de proximidade.

3. Proporcionar uma mobilidade mais sustentável traduzida num espaço público mais seguro e amigável às deslocações a pé.

4. Construir, testar e aferir um modelo de intervenção social orientado para a institucionalização dos princípios da sustentabilidade e da GM sustentável que possa ser
transferido para as autarquias dos municípios participantes.

5. Transferir e divulgar as experiências colhidas no âmbito do projecto para futuras replicações, alargando-as ao território dos demais municípios que o queiram replicar, chamando à participação as Direcções Regionais de Educação, na tentativa de que o objectivo do projecto venha a ser considerado nos currículos leccionados.

11 março 2010

Bronwen Thornton e Robert Pressl - Workshop (Loures, 19 Março de 2010)

Bronwen Thornton has been working to promote and provide for sustainable and inclusive transport choices for over 15 years. With a multidisciplinary background in architecture, sociology and transport and experience working in both government and business, Bronwen brings a unique breadth of vision and understanding to her work.
She is a strategic thinker and writer, developing strategic transport policy and best practice and producing key documents such as the Queensland Cycle Strategy (Australia) and a National Walking Action Plan for the UK. As an expert facilitator and trainer, she has run professional training and community workshops in Australia, Britain and Canada. Bronwen also has on-street experience undertaking walkability audits, reviewing transport and urban designs and masterplans and negotiating positive outcomes for better communities.
As Development Director with Walk21 she is responsible for extending the reach of the international conference series through a range of innovative projects and consultancy services including the Walkability Roadshow in Canada 2007, the Canadian Walking Master Class 2009 and the European Active Access project.
Robert Pressl works for FGM-AMOR, a research, consulting and educational company based in Graz, Austria. The company is a private non-profit organisation which has been engaged in a broad range of national and international projects. Its main fields of activity are mobility management and mobility marketing, innovative transport concepts, transport telematics, traffic planning, traffic safety, as well as the coordination and dissemination of EU-funded projects.
Mr. Pressl, and his colleague Karl Reiter, are members of the ManagEnergy Thematic Group on Mobility and Transport. FGM-AMOR is also in charge of coordinating the European Platform on Mobility Management (http://www.epomm.org/), and undertakes dissemination activities for the CIVITAS initiative (http://www.civitas-initiative.net/) and for the European Local Transport Information Service (http://www.eltis.org/). It also organises national and international conferences.

Uma boa palestra do Rod Tolley mas com a participação de Bronwen Thornton na secção de perguntas e respostas na Fraser University, Canada: Walking Around the World: Innovation and inspiration for Designing, Engineering and Planning our Cities.
Click aqui para ver o video (June 8, 2009)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bibliografia

Comissão Europeia (2009) Brochura do projecto MAX, Campanhas de Sensibilização para a Mobilidade e Estratégias de Gestão da Mobilidade Bem Sucedidas (Successful Travel Awareness Campaigns and Mobility Management Strategies), 6.º Programa-Quadro da EU.

Costa, F. (2009) "Migrations, climate change and urban sustainability: Institutional challenges for XXI century‟. Working paper, CesNova, New University of Lisbon.

Costa, F. (2009), "Building institutional capacity for Sustainable Development. How local institutions take action to Zero Carbon Goals. The case of Vila Franca de Xira municipality‟. Working paper, CesNOva. New University of Lisbon.

Hillman, M., Adams, J., & Whitelegg, J. (1990). One false move: A study of children's independent mobility. London: Policy Studies Institute.

Lewin, Kurt, (1965). Teoria de campo em psicologia social. São Paulo, Livraria Pioneira Editora.

Lewin, Kurt, (1947). "Frontiers in Group Dynamics," Human Relations, v. 1, no. 2, p. 145.

Mackett, R. L., Brown, B., Gong, Y., Kitazawa, K. and Paskins, J. (2006) Measuring the outcomes from active transport interventions for children, Paper presented at the Symposium on „Creating Lively Neighbourhoods: Children and Active Transport‟, Melbourne, Australia, 27 October 2006.

Mackett, R. L., Lucas, L., Paskins, J., and Turbin, J. (2005). The therapeutic value of children‟s everyday travel, Transportation Research A, 39, 205-219.

Marcheti, L Smith R. (2002) Children leading the way to safer, healthier communities, Walk21, 3rd International Conference.

Malho, Maria João (2003). “A Criança e a Cidade – Independência deMobilidade e Representações sobre o Espaço Urbano”. Dissertação de Mestrado.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa,(mimeo). Lisboa.

Meyer, M.D. (1999). “Demand Management as an element of transportation policy: using carrots and sticks to influence travel behaviour.” Transportation Research A, 33, 575-599.

Neto, C. (1999). O jogo e os quotidianos de vida da criança. In R. Krebs, F. Copetti & T. Beltram (Eds.). Perspectivas para o Desenvolvimento Infantil (pp. 49-66). Santa Maria -Brasil: Edições SIEC - Santa Maria.

Orsini, A. (2006), "Sustainable Transportation – Connecting Children and Communities‟, paper apresentado na New Zealand Association of Environmental Educators Conference, Auckland, 23-24 Janeiro.

Paskins, J. (2005), Investigating the effects of a car culture on a child‟s spatial skills, The 6th International Conference on Walking in the 21st Century, September 22-23 2005, Zurich, Switzerland